top of page

Pós-câncer: como volto a viver?

cancer.jpg

O câncer chega sem dar muitos sinais na maioria das vezes. A descoberta da doença geralmente faz questionar: Como assumir a doença diante da família/ sociedade? Como será o meu futuro? Quanto tempo ainda tenho de vida? 

Em meio às alterações ocasionadas pela doença orgânica, e sua demanda de tratamento, muitas vezes os aspectos emocionais acabam ficando em segundo plano. Porém, não se pode descartar a possibilidade de surgir um turbilhão emocional, marcado por manifestação de pensamentos de desesperança, tristeza, sentimentos de medo e incerteza quanto ao futuro, raiva, irritabilidade, ansiedade relacionada ao tratamento, pensamentos negativos a respeito da doença, sensação de esgotamento, conflitos nos relacionamentos. Para além do momento, em que o paciente se depara com a condição de finitude da vida.

Mesmo após o tratamento, costuma persistir a ansiedade, dessa vez, relacionada ao medo da doença voltar, o que acaba impedindo muitas vezes que a pessoa consiga investir na vida, se relacionar, retornar ao mercado de trabalho, rever sonhos, concretizar projetos etc.

Ou a pessoa acaba ficando focada somente na característica de sobrevivente do câncer, não olhando para todos os demais componentes do seu viver. Como se estivesse com uma lanterna em uma sala escura, e essa lanterna apesar de ter uma luz boa, está com foco apenas para um determinado lugar, impedindo, por exemplo, que se aprecie um quadro pendurado, se encontre uma janela para tomar um ar fresco ou mesmo uma porta de saída.

É necessário poder aos poucos elaborar o luto da vivência da doença, compreender quais as limitações biopsicossociais decorrentes dela, poder olhar para as marcas, cicatrizes, talvez um corpo modificado pelo tratamento, e descobrir uma forma de voltar para o viver com todas as dores e delícias que o acompanha.

Psicóloga Danieli Cristina Bonetti Marció - CRP 12/09218

Atendimento para Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos. 

Avaliação Psicológica

Condomínio Atlanta. Rua José Bonifácio, n. 353, Sala 207. Xanxerê-SC. Fone: (49) 999067676

bottom of page