top of page

O que fazer em tempos de pandemia, para cuidar da saúde mental?

 

Grande parte de nós, nunca viveu algo nem parecido, com o cenário apresentado pela atual pandemia de coronavírus. Algumas pessoas desde o início tiveram que enfrentar a situação de frente, outras tantas ainda permanecem em isolamento, outras aos poucos retornam suas atividades e o convívio social.

Em meio a isso, muito tem sido dito acerca do que fazer pra manter a saúde mental. Mas há quem pergunte: E se eu não quero manter uma rotina? Se não quero ler, nem me exercitar, muito menos arrumar minhas gavetas?

Muitas pessoas estão passando pela adequação ao isolamento, pelo conviver 24 horas por dia com um familiar que quase não via, inventar atividades para entreter as crianças em casa, conciliar o trabalho com as aulas a distância dos filhos, lidar com as incertezas quanto ao emprego, vida financeira e o medo de adoecer.

Então não se cobre por ter que fazer algo que está lhe parecendo demasiadamente difícil neste momento. Não é somente você que está encontrando dificuldades em lidar com o que está acontecendo.

Cada um lidará a sua maneira, alguns com tristeza, raiva, humor, outros tantos negando a situação, facetas que fazem parte do humano.

Há quem somente neste período tenha tido a oportunidade de dizer “nãos” que há muito tempo estavam sufocados.

Então talvez esse seja um momento para se escutar, se conhecer, respeitar seus limites e seu tempo, se permitir viver um luto por todas as mudanças bruscas que aconteceram e as que ainda virão, ver quais são seus reais desejos, quando tudo isso passar talvez algum deles possa finalmente ganhar a tão esperada existência.

Danieli Cristina Bonetti Marció – Psicóloga CRP – 12/09218 – (49) 999067676 Atendimento a Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.

Condomínio Atlanta. Rua José Bonifácio, 235. Sala 207. Xanxerê-SC.

bottom of page